Criar um Site Grátis Fantástico

RESENHAS

RESENHAS

 

Título da resenha: Culpa e Graça
Subtítulo: Uma análise do sentimento de culpa e o ensino do evangelho
Autor: Paul Tournier: Editora: ABU. 5ª edição.1998. São Paulo. 218 pp

Autor da resenha: Evandro Carlos Silva Magalhães.



                 "Culpa e Graça (ABU, 218 páginas),do psiquiatra cristão Paul Tournier, aborda a questão da culpa como um sentimento altamente destrutivo e que desencadeia diversos problemas e doenças. Muitos destes sentimentos de culpa são originários na infância, podendo levar algumas pessoas a se tornarem neuróticas, sendo que algumas destas neuroses são oriundas de uma visão extremamente rígida  de educação, ou da prática da religião.

            Críticas mútuas, desprezo social, sentimento de inferioridade, remorso, consciência pesada, vergonha, constrangimento, inquietação, confusão, timidez, são sentimentos cotidianos, que muitas vezes estão interligados com a questão da culpabilidade.

            O autor divide a culpa em dois grupos: a falsa e a verdadeira culpa. A falsa culpa  de acordo com estudos realizados  é motivada pelo constrangimento social, sentimento que nasce na infância quando os filhos são repreendidos pelos pais, e ficam com medo de perder o amor deles, e que continua através destas e de outras culpas que vão surgindo na fase adulta, devido ao medo do julgamento das pessoas. Em contrapartida, verdadeira culpa é caracterizada como uma culpa em relação a Deus, uma ruptura na ordem de dependência em relação a Deus, esta surge no secreto do coração do homem.
           A distinção destas formas de culpa está bem retratada no episódio em que Jesus ainda criança, foi a Festa da Pascoa, junto com seus pais, escapou da presença deles, indo para o templo, interrogar os doutores da lei. Nesse relato, os pais de Jesus retornam aflitos para buscá-lo. Jesus, livre de culpas infantis, responde firmemente a seus pais conforme Lc 2.49. que deveria estar lá, para cumprir o plano de Deus, e isso é algo muito mais sério e importante que alguma censura materna. Mesmo que Jesus seja o motivo da aflição de Maria, Ele não tem culpa disso.

            No relato bíblico da mulher adúltera (João 8: 1-11) observamos a forma maravilhosa que a graça transformadora age na vida daquela mulher, ela é absolvida de sua culpa, e é totalmente motivada para uma nova vida.

            No Sermão do Monte, Jesus desloca a culpa dos atos aparentes para os motivos secretos que o inspiram, nos mostrando que o maior  perigo consiste em alimentarmos de sentimentos negativos que nos levam a praticas destrutivas.    

             Jesus, veio libertar as pessoas do peso da culpa, mas para isso acontecer, é necessário tomar consciência disto, reconhecer, confessar, e crer no perdão divino.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese







Total de visitas: 3743